top of page

A tecnologia do VAR

O video assistent referee conhecido popularmente por “VAR” é um sistema tecnológico criado para corrigir erros humanos nos jogos de futebol. Ele funciona basicamente como um auxílio para o árbitro das partidas e só entra em cena em momentos específicos, como por exemplo, em um pênalti não marcado ou algum lance duvidoso.

O VAR é motivo de discussão desde suas primeiras aparições no futebol internacional, mas esse ano, na copa do mundo do Qatar 2022, sua popularidade vem chegando ao apse, sendo observado por públicos que não o conheciam, e com isso, diversas dúvidas foram surgindo.



O sistema por trás do VAR


O VAR é um sistema integrado de câmeras que com o auxílio humano, revisam de diversos ângulos os lances do jogo. Conta também, com um sistema de comunicação da central de revisão com o árbitro em campo, que se comunicam durante a partida orientando a revisão ou não dos lances.



O VAR, com total certeza, marca uma linha do tempo no futebol. Um esporte que faz parte da cultura mundial a tanto tempo, hoje utiliza da tecnologia para se aperfeiçoar. Mas como toda criação humana existem falhas, e especialistas trabalham diariamente para aumentar a eficiência do sistema, que ainda causa muita controvérsia. O fato é que ele vem diminuindo os erros de arbitragem, mas há quem argumente que isso está acabando com a emoção do futebol. E você? Qual sua opinião sobre o famoso VAR?





13 visualizações0 comentário
bottom of page