Brasil tem primeiro filtro de ar-condicionado antiviral

Atualizado: 17 de ago. de 2021

Indústria paranaense de purificadores e filtros desenvolve filtro de ar-condicionado automotivo certificado com 99,999% de eficácia contra o novo Coronavírus

A empresa paranaense de filtros e purificadores MIL, após quase um ano de desenvolvimento, testes e registros necessários, lança o primeiro filtro antiviral para ar-condicionado de veículos do Brasil. Batizado de Mil Protect, o novo produto traz solução atestada por laudo técnico como eficaz contra o novo Coronavírus. O filtro desenvolvido especialmente para conter a proliferação de agentes contaminantes como bactérias e vírus, além da barreira física que detém poeiras e gotículas, possui um tratamento químico especial para reter qualquer impureza que circule pela cabine do veículo. A novidade permite maior segurança aos passageiros, uma vez que atua diretamente na circulação de ar de carros e de ônibus.

“O vírus do Covid é uma partícula muito pequena, que só consegue circular no ar quando ligado a uma gotícula de água ou partícula sólida que estiver suspensa no ar. Quando entra em contato com o novo filtro que desenvolvemos, o agente antiviral elimina o vírus, ao quebrar a membrana externa do Coronavírus”, esclarece o biólogo Renato Souta Fontana, diretor comercial da MIL e um dos envolvidos no desenvolvimento do produto.

Para certificar que o MIL Protect oferece a filtração do ar de forma segura, o filtro recebe um agente antiviral em toda a sua superfície, sendo comprovadamente atóxico tanto para seres humanos quanto para pets.


MIL Protect tem eficácia comprovada cientificamente


De acordo com o laudo técnico da UNICAMP, o novo filtro antiviral para ar condicionado da MIL garante proteção contra vírus, incluindo contra o vírus COVID-19. "Considerando que houve inibição de até 99,999% do vírus testado (Coronavírus cepa MHV-3, Gênero Betacoronavirus), pode-se concluir que o produto 'Filtro Automotivo Plissado com Poliéster com aditivo antiviral' (nome técnico do MIL Protect) foi eficaz para a inativação de partículas virais, e, portanto, recomendamos o uso como potencial agente virucida para o combate ao grupo Coronavírus", constatou a professora Dra. Clarice Weis Arns, responsável pelo laudo do Laboratório de virologia do Instituto de Biologia/Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP.

Graças ao agente antiviral, o MIL Protect destrói a membrana protetora de vírus ou bactérias no momento em que eles entram em contato com o filtro. “Essa ação do novo filtro garante a proteção de todos os integrantes do veículo, ao interromper a transmissão do vírus e de suas variantes na circulação de ar. Mas vale destacar a necessidade do uso simultâneo da máscara para evitar a transmissão por contato direto, devido à proximidade de outras pessoas no interior do veículo”, complementa Andreia Dalto Montanha, CEO da empresa. O produto faz-se ainda mais útil para o caso de veículos que são compartilhados por mais pessoas, como motoristas e passageiros que utilizam aplicativos de transporte e ônibus.

Com uma capacidade produtiva inicial de 700 mil filtros por mês, o novo filtro de ar-condicionado automotivo, que tem autonomia de aproximadamente 6 meses, já está disponível para venda em todo Brasil e até o final de 2021, deve ser comercializado também na Europa e EUA, por meio da filial da MIL em Portugal e de parceiros comerciais na Flórida, respectivamente.



10 visualizações0 comentário