Cescon Barrieu aumenta performance e reduz custo operacional com sistema convergente e rede de alta



Para acompanhar o volume cada vez maior de trabalho em seus seis escritórios – cinco no Brasil e um no Canadá –, a Cescon Barrieu adotou uma visão estratégica em relação à sua infraestrutura de TI e sistema de rede, optando por um ambiente que protegesse o investimento já feito e projetasse sua visão de futuro. Para superar esse desafio, uniram forças a integradora HYPE Solutions, a fornecedora TD SYNNEX e a fabricante Cisco.

Com a definição do escopo, a Cescon Barrieu desenvolveu, de forma simultânea, três projetos que mudaram seu patamar tecnológico. A demanda por maior capacidade dos sistemas de Storage foi o gatilho para o desenho da nova infraestrutura. Com projeto da HYPE Solutions, a empresa adotou o FlashStack™, solução de infraestrutura para cloud híbrida definida por software, composto de servidores Cisco UCS e Arrays da Pure Storage™ implementou rede SD-WAN para interligar os escritórios. Os ambientes foram configurados em cluster, garantindo alta disponibilidade dos sistemas sem qualquer queda de performance.

Implementou, ainda, uma rede de alta performance composta por switches Cisco Nexus com conexões 10Gigabit, visando aumentar a performance dos servidores do data center e diminuir o tempo de resposta das aplicações.

Menos custos e mais segurança

A comunicação entre os escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia e Minas Gerais era feita por meio de diversos links com alto custo de operação. O aumento do modelo “home office” foi o momento ideal para realizar a mudança. A entrada em operação da SD-WAN Cisco Viptela garantiu alta disponibilidade na troca de informações e a centralização das políticas de acesso.

“Tivemos uma economia importante usando conexão mais barata que entrega a mesma qualidade, alta disponibilidade e alto nível de balanceamento. Esse ambiente facilitou o gerenciamento de todas as conexões em todos os lugares onde a Cescon Barrieu atua”, diz Rafael Alves, IT Manager da Cescon Barrieu.

Marcus Miyagui, CTO da HYPE Solutions, também destaca o aumento da segurança, já que a solução Cisco Viptela criptografa todos os links disponíveis para utilização, garantindo a confidencialidade dos dados que trafegam entre as localidades. Outro ponto que auxilia na segurança do ambiente é a centralização da gestão. “O gerenciamento centralizado facilitou a inclusão de novos escritórios e políticas de acesso, realizando-se de forma simplificada para o operador, evitando assim possíveis falhas”.

Priscila Falco, Cisco Sr. Manager VBM da TD SYNNEX Brasil, ressalta que “o projeto levou a infraestrutura da Cescon Barrieu a um novo patamar, com maior performance, disponibilidade, escalabilidade e satisfação dos seus colaboradores com a otimização atingida”.


13 visualizações0 comentário