top of page

Conheça 8 tecnologias que mudarão o mundo nos próximos anos

Atualizado: 16 de ago. de 2021

A tecnologia avança cada vez mais e, com base na linha do tempo de nossas vidas, é possível prever quais serão as inovações tecnológicas que mudarão o mundo drasticamente no futuro.


Artigo original publicado em techinter.com.br


Com o passar dos anos, o ser humano pode vivenciar grandes transformações decorrentes do avanço tecnológico. Desde o primeiro homem na lua até a expansão das redes sociais na internet, novos meios foram sendo desenvolvidos e, consequentemente, nossa rotina foi se modificando.

Para o futuro, pode-se esperar recursos cada vez mais avançados, interferindo não somente em nosso dia a dia como em todo o funcionamento do globo terrestre. Ao menos, essa é a expectativa dos profissionais do laboratório de pesquisa e inovação TOTVS Labs, localizado nos Estados Unidos.

Os pesquisadores levantaram oito tecnologias que prometem mudar o mundo, liberando seus impactos até o ano de 2020. Algumas mudanças, no entanto, já podem ser vistas nos dias de hoje, mostrando que o que se espera do “futuro” está muito próximo de nós. Confira!


01 - Inteligência Artificial


De acordo com a Totvs, a expectativa é que o futuro seja marcado pela combinação de software, dados e inteligência artificial. Essa, portanto, é a primeira grande aposta para transformar a rotina das pessoas, causando mudanças significativas em variados segmentos de mercado.

A promessa é que com a inteligência artificial, o processo de tomada de decisões será simplificado, resultando em benefícios para consumidores nos setores como saúde, serviços financeiros, manufatura e varejo, por exemplo.


02. Bitcoins e Blockchain


Outra tecnologia que promete se expandir em larga escala nos próximos anos é o sistema monetário formado pelas Bitcoins (moedas virtuais) e pelo Blockchain (espécie de livro de registro virtual).

A proposta se baseia na substituição de instituições financeiras tradicionais, pela adoção da tecnologia. Com ela, todas as trocas monetárias ficam registradas no livro virtual Blockchain, em um processo de maior segurança e transparência para o uso das moedas virtuais, Bitcoins – revolucionando o setor.


03. Impressora 3D


Criada em 1984, a impressora 3D já vem gerando novas possibilidades de uso há alguns anos. Segundo a Totvs, para 2020, a opção irá se expandir e mudar muitos processos do mundo atual.

Um exemplo é a chamada bioimpressão, na qual membros do corpo humano são impressos para a utilização em próteses ou transplantes. Além da opção, muitas empresas já vêm usando a impressão 3D para grandes projetos, como no ramo da aeronáutica, manufatura e confecção, sendo possível fabricar desde peças extremamente complexas, até roupas e tênis – mostrando que a impressão 3D pode ser empregada nos mais diversos tipos de situação.


04. Carros autônomos


Automóveis sem motorista estão entre as pautas para o futuro. De acordo com a Totvs, 2020 é o prazo de lançamento para muitos carros autônomos de grandes montadoras. A intenção, no entanto, é que esse tipo de tecnologia comece a apresentar um preço acessível a partir de 2025, marcando uma era em que as pessoas não precisem mais colocar as mãos em um volante.

A grande mudança, nesse caso, é a experiência de locomoção do consumidor, a reestruturação do planejamento de trânsito em cidades e rodovias e, é claro, o impacto nas montadoras de veículos.


05. Robótica


A robótica diz respeito a diferentes formas de automatização, englobando tarefas físicas e intelectuais. A estimativa é que até 2019, 25% das tarefas em todos os segmentos da indústria sejam transformadas pela inclusão de robôs tecnologicamente avançados.

A mudança, com certeza, irá acarretar modificações na ordem de trabalho vigente. O lado positivo, porém, é que a robótica irá contribuir para o surgimento de novas categorias profissionais, cada vez mais estratégicas, que estejam aptas a lidar com estes robôs.


06. Realidade Virtual e Realidade Aumentada


As duas tecnologias são apontadas como tendências certas e prometem transformar setores, como a educação e turismo. Na realidade virtual, o usuário é colocado em um ambiente totalmente virtual. Já na realidade aumentada, os elementos do mundo virtual é que são trazidos para o mundo real. Ambas permitem a interação em tempo real, por meio de aparelhos multissensoriais, com um espaço tridimensional criado por computadores.

As tecnologias já estão presentes em simuladores de voo e direção para aprendizado de alunos e, em breve, serão empregadas em outros mercados, expandindo as possibilidades de experiência do usuário.


07. Biotecnologia


A biotecnologia consiste no uso de agentes biológicos para a obtenção de bens e fins produtivos. Essa área de pesquisa e conhecimento tem tudo para influenciar conflitos globais e o impacto da produção humana no meio ambiente.

Para a Totvs, a biotecnologia é a verdadeira promessa para resolver questões como a demanda mundial por alimentos, saúde e materiais biodegradáveis. Prova disso é a biotecnologia presente na indústria farmacêutica que já vem permitindo o desenvolvimento de medicamentos mais eficientes e, em um futuro próximo, possibilitará avanços na área de tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças.


08. Computação, Redes e Internet das Coisas


O futuro está cada vez mais conectado. O número de computadores em rede e o crescimento das possibilidades de compartilhamento de informações já trouxe mudanças para a rotina do usuário comum e de grandes organizações.

A Internet das Coisas, por exemplo, é uma tendência que visa conectar mais objetos à internet, a fim de alimentar sistemas de gerenciamento e reunir dados variados para serem facilmente acessados por empresas nos mais distintos segmentos.


Como se preparar para as mudanças?


Diante de tantas promessas, cabe ao usuário ir se preparando para tamanhas transformações. Afinal, os avanços já concretizados do mundo da tecnologia provam que, mais cedo ou mais tarde, tais recursos acabam impactando até o mais alheio dos seres humanos.

Por hora, cabe ao usuário comum de tecnologia ficar atento às novidades deste universo e continuar com certos comportamentos de segurança. Entre eles, manter equipamentos e recursos sempre atualizados, baixae um bom antivírus de proteção e assumir uma postura preventiva no ambiente on-line.






bottom of page