top of page

Escola ZION forma profissionais do entretenimento utilizando gamificação

Atualizado: 16 de ago. de 2021


Unir criatividade e tecnologia com um método exclusivo de ensino para desenvolver os profissionais do mercado por meio da inovação e gamificação. Essa é a missão da Escola ZION, que transforma estudantes apaixonados por diversão em profissionais mais desenvolvidos e qualificados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho no Brasil e no mundo.


Oferecendo formações na área de Design Gráfico, Game Design, TV e Cinema e Artista 3D, o aprendizado na ZION vai além da sala de aula. O aluno é avaliado individualmente e através do quiz, por exemplo, são analisadas quais são as práticas que devem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas, em um processo de evolução gradativo. “Além de tudo, temos um sistema híbrido de ensino, que engloba interações presenciais e digitais, ampliando o conhecimento”, pontua Leandro Moreira, CEO da Escola ZION.


Contando, atualmente, com mais de 400 colaboradores e 10 unidades, sendo oito no Rio de Janeiro e duas em Minas Gerais, a instituição se diferencia por sua estrutura física: computadores de alta performance, laboratórios tecnológicos, sistema de som digital e uma arena de games primorosa, com modelos dos mais atuais até os retrôs. São mais de 11.000 metros quadrados com o que há de mais moderno no mercado, em ambientes amplos e climatizados, para os alunos estudarem e aprenderem usando a gamificação. Todos estes diferenciais fazem da ZION um lugar ideal para quem é apaixonado por games e entretenimento e quer se diferenciar e aprender, para chegar ao mercado, no futuro, mais preparado e crescer fazendo aquilo que mais gosta.


A escola ensina por meio da gamificação, que usa todo o conceito de um game, como seu design e estratégias, em diversas áreas normalmente não relacionadas a jogos. Seu objetivo é estimular a produtividade por meio das metas atingidas e das recompensas oferecidas. Na educação, o processo é uma nova vertente: pois ao fazer parte de um jogo, o aluno se sente mais motivado, facilitando o aprendizado. "A gamificação é uma aliada poderosa no processo de ensino-aprendizagem, pois não só transmite conhecimento divertindo, como estimula a conquistar o desafio apresentado", relata Moreira.


Assim como as grandes empresas do Vale do Silício, a ZION é pioneira ao criar um hub de pesquisa e inovação acadêmica para o entretenimento. Localizado no Rio de Janeiro, o Centro de Inovação Acadêmica (CIA) conta com uma equipe de profissionais renomados, com mais de 15 anos de experiência na área de educação e pedagogia, prezando pela excelência no aprendizado e conhecimento. “Com isso, o aluno tem à sua disposição todas as novidades do setor de tecnologia, técnicas de desenvolvimento, além de acesso a diversos eventos específicos e parcerias com empresas nacionais e internacionais”, afirma. “Queremos transformar a paixão de nossos alunos em profissão. Nossa proposta é que eles tenham à disposição uma educação e equipamentos de ponta, que permitam que ele se aprofunde, aprenda, desenvolva e cresça contando com o que existe de melhor em nosso mercado. Estamos preparando profissionais promissores para o futuro e a estrutura física de todas as nossas unidades, junto com nossa metodologia, é capaz de transmitir inovação e tecnologia para despertar em todos uma vontade de mergulhar cada vez mais no mundo do entretenimento e assim formar os alunos com excelência para a indústria criativa ”, diz.


Os investimentos de cada unidade acompanham a tendência de um setor cada vez mais promissor. Hoje, mais de 70% dos brasileiros utilizam algum jogo para se divertir, e na esfera digital são mais de 35 milhões de pessoas jogando no Brasil. Segundo pesquisa da ReportLinker, o mercado de gamificação deve movimentar cerca de US$40 bilhões até 2024 em todo o mundo.


Ao entrar em uma das unidades, o futuro aluno é surpreendido pela estrutura física de primeiro mundo, com arenas de games com os consoles mais modernos e até um estúdio com chroma-key para fotografias e vídeos. Porém, são as etapas seguintes que também tornam a jornada mais lúdica, interessante e exclusiva. Ele é submetido a um teste de habilidade (“quiz”), que vai direcioná-lo para o seu “clã” (nome usado para a sala de aula específica) e então escolher o seu próprio “avatar” (sua representação no jogo). “Esse é um método de ensino diferente do que estamos acostumados a ver nas escolas tradicionais. Aqui eles aprendem brincando. A cada tarefa realizada, o aluno atinge uma fase do game e é assim que seu aprendizado acontece. A cada fase, ele atinge uma pontuação específica e no final é gerado um ranking”, explica Moreira.


O portal da escola tem mais de 750 horas de ensino extras para o aluno praticar em casa. "Queremos que todos se sintam completos em nossas escolas. E como sabemos que estudar nunca é demais, mesmo após ter concluído o curso, os alunos têm acesso ao nosso portal, sempre com conteúdo atualizado. Se mesmo assim o aluno não se sentir apto, ele poderá fazer o curso novamente, de forma gratuita. É a garantia de aprendizado da ZION”, afirma, ao acrescentar que os pais podem acompanhar o progresso dos filhos online. A instituição é um centro autorizado da Adobe, uma das mais renomadas empresas de desenvolvimento de software do mundo.


Dentre as formações oferecidas pela Escola ZION, a mais procurada atualmente é a de Design Master. Em três anos de estudo, dividido nos módulos de Design Gráfico, TV e Cinema e Artista 3D, o aluno aprende diversos processos da profissão, como: criar uma identidade visual, editar imagens e vídeos e até mesmo modelagem 3D de cenários e personagens. “É uma formação que pode abrir portas em diversas áreas de mercado. Estamos ajudando, por meio de um método inovador e dinâmico, a suprir a demanda de profissionais de tecnologia, que estão em falta do Brasil”, comenta o CEO. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil precisará de 420 mil profissionais de Tecnologia da Informação (TI) até o ano de 2024.


Além disso, a ZION promove com seus estudantes networking com profissionais que são referência no mercado de entretenimento nacional. Nesse meio, destaca-se o evento ZTALENT, em que os alunos expõem seus trabalhos para empregadores em potencial, o que já rendeu contratações importantes em companhias relevantes. Outra iniciativa que merece destaque é o CREATIVE WEEK, com palestras, oficinas e encontros com grandes nomes da indústria, abordando sempre temas recentes como game, TV, 3D, branding e comunicação visual.


Entre os planos futuros da Escola ZION, está programada a expansão para todo o território nacional. A meta, segundo o CEO, é ampliar a área de atuação da empresa com o objetivo de proporcionar aos alunos uma oportunidade de aprender de modo divertido e eficaz, ajudando assim a formar a nova geração de profissionais que o futuro do mercado do entretenimento necessita. "Vamos expandir nossas unidades e queremos explorar novas localidades com um ensino de qualidade, dinâmico, lúdico e que vai entregar ao setor de tecnologia talentos incríveis e que vão revolucionar o mercado no Brasil", finaliza o CEO.


bottom of page