top of page

Mas afinal, o que é agricultura integrada?

A agricultura integrada é um sistema de produção agrícola que envolve a integração de diferentes culturas e/ou criações, como também a utilização de práticas agrícolas que se baseiam na biodiversidade, na reciclagem de nutrientes e na redução do uso de agroquímicos.


Neste tipo de sistema agrícola, as diferentes culturas são plantadas em conjunto, de forma a aproveitar a sinergia entre elas. Por exemplo, a combinação de culturas de cereais com leguminosas pode beneficiar ambas, uma vez que as leguminosas são capazes de fixar nitrogênio no solo, fornecendo um nutriente essencial para as plantas de cereais.


Além disso, a agricultura integrada também envolve a utilização de práticas agrícolas sustentáveis, como o uso de fertilizantes orgânicos, o controle biológico de pragas e doenças, a rotação de culturas e a conservação do solo.


Esse tipo de agricultura tem como objetivo principal a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, com redução de impactos ambientais e econômicos, bem como uma maior eficiência produtiva. A agricultura integrada pode ser aplicada em diferentes escalas, desde pequenas propriedades rurais até grandes plantações.

76 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page