top of page

NephroSys Next, software brasileiro para unidades de diálise ganha atualização


Alcio Chagastelles Pinto e Deniz Augusto Carnelos tinham histórias em comum: eram engenheiros de sistema, viviam na Região Sul e cada um havia criado a sua própria empresa para desenvolver um sistema para clínicas de nefrologia e diálise. O primeiro encontro foi em um evento em 2010, quando conversaram sobre o mercado e planos futuros. Ali, identificaram a oportunidade de unir esforços e expertise, e também diminuir custos e tempo de desenvolvimento. A partir daí, começou a ser construído o conceito da empresa NephroSys, oficialmente constituída em outubro de 2011 e que agora completa 10 anos, com sociedade da Fresenius Medical Care, a gigante alemã da área de tratamentos renais, e com a novidade de uma grande atualização. Está chegando o NephroSys Next.

“Nosso objetivo sempre foi o de sermos fornecedores de uma solução e não de um sistema, ou seja, queríamos entregar para o nosso cliente algo completo, com uma equipe de suporte ativa e resolutiva, e com uma equipe de desenvolvimento em busca das melhores e mais modernas tecnologias”, explica Deniz.

Com a entrada do NephroSys, o mercado passou a contar com um sistema de gestão para unidades de diálise que contemplava as diversas áreas de gestão clínica e administrativa integradas em um único produto, além de uma equipe de suporte diferenciada e comprometida com o cliente.

“Nosso objetivo ao criar o NephroSys foi unir o que havia de melhor nos sistemas de base, Nefrosoft e Hemosys, agregando novas tecnologias e funcionalidades, para encantar nossos clientes e se tornar o sistema de referência para gestão de unidades de diálise no Brasil. O maior desafio foi encontrar as melhores soluções para o sistema a partir de duas visões distintas de nós sócios. Mas este também foi o maior trunfo do projeto, pois, com a discussão sobre visões diferentes, sempre conseguimos chegar a soluções melhores”, relata Alcio.

Novidades - As principais novidades do NephroSys Next estão relacionadas às tecnologias mais robustas utilizadas nesta nova versão, que trazem mais performance, agilidade e melhor usabilidade, e que permitem o desenvolvimento de novas funcionalidades em linha com as mais modernas práticas.

Diferenciais

· Proporciona o controle total das atividades das unidades de diálise: desde o cadastro e o prontuário do paciente até o controle do faturamento e o estoque.

· Garante um gerenciamento mais ágil, preciso e seguro, com 100% de rastreabilidade da informação.

· Oferece funcionalidades diferenciadas, como a possibilidade de acesso remoto ao sistema e ferramentas que auxiliam a telemedicina.

· Controle total das atividades das unidades de diálise.

· Monitoramento completo dos pacientes.

· Visualização das evoluções multidisciplinares em uma única tela, além de sinalização e visualização gráfica de medicações e resultados de exames.

· Controle de permissões de acesso e rastreabilidade em relação às inclusões e alterações de dados.

Facilidade para médicos e enfermeiros

Com o NephroSys, os médicos podem acessar o prontuário único para o acompanhamento dos pacientes em todas as fases do tratamento (conservador, em consultório, em diálise e transplantado) e de qualquer lugar, por via remota. E há a possibilidade de interface com laboratórios para importação de exames.

A equipe de enfermagem faz controle de diagnósticos e prescrição e tem acesso aos dados de todos os pacientes de forma ágil, com possibilidade de verificação das prescrições e recebimentos de alertas.

Eficiência para a equipe administrativa

O módulo de faturamento SUS e convênios (TISS) é mais eficiente: faz interface com 100% das operadoras privadas e emite avisos automáticos de preenchimento de cobrança, evitando perda de receita. Há ainda emissão de relatórios Anvisa, controles, levantamentos, estatísticas e censos. Os dados são sincronizados automaticamente e ficam sempre atualizados.

Telemedicina

Durante a consulta, o profissional logado ao NephroSys realiza os devidos registros no sistema e gera os documentos necessários para o paciente. As prescrições, laudos e atestados em arquivos são assinados digitalmente pelos certificados digitais padrão ICP Brasil e o profissional de saúde realiza o atendimento online usando uma plataforma de videoconferência comum no seu dia a dia.

Após gerar os documentos, o profissional pode enviá-los por e-mail através do NephroSys ou arrastá-lo para a plataforma de videoconferência que estiver utilizando, caso ela o permita.

Integração ao TDMS

Outro grande avanço é a integração com o Therapy Data Management System (TDMS), o sistema que vem transformando a rotina das unidades de diálise ao qualificar e automatizar em tempo real o gerenciamento de dados da terapia. Juntos, trazem uma transformação digital nos processos de gestão clínica e terapêutica. E, para garantir mais segurança, confiabilidade e eliminação dos erros de digitação, o registro e a transferência dos dados do tratamento para o NephroSys são realizados automaticamente. “Há mais facilidade para análises dos dados da terapia e mais agilidade na necessidade de intervenções. E também se faz a monitoria da terapia digitalmente e em tempo real pelas telas da equipe de enfermagem. Temos no Brasil o que há de melhor em tecnologia da informação para clínicas de diálise”, finaliza Deniz.

279 visualizações0 comentário
bottom of page