O metaverso e o universo corporativo


Por: Luiz Guilherme Guedes, fundador do Grupo EPIC, com foco em soluções corporativas para gerações y e z.


Depois do anúncio do Facebook sobre a troca de nome da sua Holding para "META" em referência ao METAVERSO que irá criar, o mercado não fala de outro assunto! É um tal de metaverso para todos os lados!


Mas a dúvida ainda paira no ar: Afinal, o que é metaverso? Para que serve? Onde e como posso usar? Isso é para minha empresa?


A impressão que temos é a que vem do livro/filme "Jogador Número 1", de um futuro (não tão distante, diz-se de 10 a 15 anos) onde todos estaremos inseridos numa "internet em realidade virtual" através de óculos e outras parafernalhas tecnológicas que mudarão a percepção da realidade.


Se isso é o futuro ainda não há certeza, pois além de caro, esses óculos deixam qualquer mero mortal enjoado depois de 30 minutos (a famosa cybersickness), porém, sabemos que os metaversos (sem óculos) de games são uma realidade incontestável.


Desta forma, é possível questionar qual a aplicação no universo corporativo. E a resposta é razoavelmente simples, se baseada em dois fatos:


Fato 1: Até 2025, aproximadamente 65% da população mundial será das gerações y, z e alpha;

Fato 2: Por volta de 70% dessas pessoas já disseram que não pretendem voltar para os escritórios físicos.


E agora? Esta tem sido a principal questão de pânico nas áreas de Recursos Humanos, Comunicação Interna e Educação.


Neste momento entra o metaverso, como ferramenta lúdica, integradora, de convivência social, comunicação e educação corporativa que essas gerações amam usar. A taxa de conversão em foco, motivação, e engajamento com uso de metaversos ultrapassa os 70%.


Então, sim, independente dos games e do "META", os metaversos estão vindo para ser a nova camada de intranet, comunicação e educação corporativa, das empresas que prezam pelo engajamento de seus jovens funcionários.... E ainda afirmo: não está fora da realidade do budget das empresas e não é necessário investimento em qualquer equipamento, é algo completamente factível.

15 visualizações0 comentário