top of page

Qual a origem da profissão programador?

A profissão dos programadores é uma das mais importantes e influentes da era digital em que vivemos. Ela tem sua origem em meados do século XX, com o desenvolvimento dos primeiros computadores eletrônicos.


Antes da existência dos computadores, a programação era feita por meio de cartões perfurados, que eram inseridos em máquinas que executavam as instruções contidas neles. Com a criação dos primeiros computadores, foi necessário desenvolver uma nova forma de programação, que permitisse a interação com essas máquinas de maneira mais eficiente.


Nos primórdios da computação, a programação era realizada por cientistas e matemáticos, que muitas vezes tinham que desenvolver suas próprias linguagens de programação para lidar com as especificidades dos computadores disponíveis na época. Com o tempo, no entanto, a demanda por programadores cresceu, à medida que mais e mais empresas e instituições começaram a utilizar computadores para processar dados e automatizar tarefas.


Foi a partir da década de 1960 que a profissão dos programadores começou a se consolidar. Com o desenvolvimento dos primeiros sistemas operacionais e a padronização de linguagens de programação como Fortran, Cobol e Basic, tornou-se possível para empresas contratar programadores especializados para desenvolver software para seus sistemas.


Na década de 1980, com o surgimento dos primeiros computadores pessoais e a popularização da informática, a demanda por programadores cresceu ainda mais. Nesse período, surgiram linguagens de programação como Pascal e C, que permitiam a criação de software mais complexo e sofisticado.


Com o advento da internet e a explosão da era digital nas últimas décadas, a profissão dos programadores se tornou ainda mais essencial, à medida que empresas e instituições passaram a depender cada vez mais de software para suas operações e processos.


Hoje em dia, a profissão dos programadores continua evoluindo, com o surgimento de novas tecnologias e linguagens de programação, como Python, Java e JavaScript, que permitem a criação de soluções cada vez mais sofisticadas e integradas. Seja para desenvolver aplicativos móveis, sistemas de inteligência artificial ou plataformas de e-commerce, os programadores continuam sendo uma peça fundamental na transformação digital que estamos vivendo.

27 visualizações0 comentário
bottom of page