top of page

Usina produz energia elétrica através do movimento das ondas do mar


Conheça através do vídeo a primeira usina da América Latina que utiliza o movimento das ondas do mar para produzir energia elétrica. A tecnologia inovadora, testada no porto do Pecém, no Ceará, foi idealizada e colocada em prática pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia- Coppe.

Com a estréia do projeto-piloto em território brasileiro, o Brasil passa a compor o seleto grupo de países que estão testando diferentes conceitos tecnológicos para comprovar que as ondas do mar podem sim, produzir eletricidade com confiabilidade de suprimento e principalmente, a custos acessíveis.

O que diferencia a tecnologia brasileira em relação as demais, já existentes no mundo, é o uso de sistema de alta pressão para movimentar a turbina e o gerador, através de um conceito desenvolvido e patenteado pela Coppe. O conjunto completo é formado por um flutuador e um braço mecânico que, ao serem movimentados pelas ondas, acionam uma bomba para pressurizar água doce e armazená-la num acumulador conectado a uma câmara hiperbárica. A pressão na câmara equivale à das colunas d’água das usinas hidrelétricas. A água altamente pressurizada forma um jato responsável pela movimentação da turbina, que, por sua vez, aciona o gerador de energia elétrica.

14 visualizações0 comentário
bottom of page