top of page

Parque Tecnológico de Ribeirão é destaque em encontro internacional de Inovação em Portugal


Um dos principais eventos do mundo dedicado a inovação aberta e social, o The Business & Innovation Network (BIN@) 2021 foi encerrado na última quarta (27), em Porto, Portugal, após três dias de programação. Durante esse período, uma comitiva do Supera Parque marcou presença no evento para acompanhar as novas tendências de mercado e trocar experiências com importantes agentes do ecossistema.

Com o tema geral sobre “Inovação Centrada no Ser Humano" ”, o encontro envolveu indústria e parceiros acadêmicos, parques de ciência e tecnologia, incubadoras, investidores, consultores e agências de desenvolvimento econômico de todos os continentes.

Eduardo Cicconi, gerente do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, destaca que o evento ofereceu uma experiência incrível de aprendizados ou oportunidades. “Esse é um evento muito importante e estamos sempre participando, para potencializar nossa visibilidade. É uma oportunidade para ampliar o relacionamento com outros parques tecnológicos, incubadoras e investidores, além de expor o que está sendo desenvolvido em tecnologia e inovação no Supera Parque, mostrando a nossa força e expertise”, ressaltou.

Ainda segundo Cicconi, por ocasião da ida ao evento, a delegação do Supera Parque conseguiu visitar, nos dias 22 e 23 de outubro, algumas iniciativas de inovação e empreendedorismo do ecossistema de Lisboa, como o Startup Lisboa, Hub Criativo Beato, Lx Factory, Beta-i e Atlantic Hub. “Isso possibilitou uma grande integração e certamente haverá boas parcerias resultantes dessas visitas”, conta.

Participações do Brasil


O SUPERA Parque e empreendedores que têm empresas incubadas no participaram como palestrantes e expositores no evento. O BIN desse ano foi uma realização da Faculdade de Engenharia do Porto e contou com diversas palestras, workshops e exposições.

Nessa edição, participaram do evento, representando o Supera Parque, os gerentes, Eduardo Cicconi e Saulo Rodrigues, a coordenadora de estudos setoriais, Denise Arruda, e o coordenador do International Office, Henrique Reis. Também participaram os empreendedores incubados Carlo Rondinoni e João Reis, acompanhados pelo professor Dr. Antônio Adilton Oliveira Carneiro, docente da USP, conselheiro e ex-presidente da FIPASE.

O Supera Parque realizou um workshop dentro da programação apresentando um estudo de caso. “Representei o Supera no painel, no qual pude falar sobre o mapeamento TechMap, além de outras ações, e foi incrível. Pudemos ilustrar e fortalecer o papel do Supera Parque como ambiente de inovação”, conta Henrique Reis.

O empreendedor Carlo Rondinoni, da startup Tagmavisions, apresentou seu case nas sessões de pitches do evento. Também teve a oportunidade de expor e apresentar seu negócio em stand próprio o empreendedor João Reis, da startup Nanosens. “O ambiente de inovação na Europa é muito bom e foi bem positiva nossa participação, com a possibilidade de conhecer contatos estratégicos. Participamos também de rodadas de negócios que podem render oportunidades”, explica Reis.

“A participação do Supera Parque e assistidos foi grandiosa, contribuímos gerando valor e mostrando para o mundo que temos boas iniciativas de Inovação”, destaca Cicconi.


Intercâmbio


A parceria do Supera Parque com o BIN@ rende bons frutos. Um deles foi a oportunidade de intercâmbio, no qual a pesquisadora do Núcleo de Inovação tecnológica do Supera Parque, Denise Arruda, participa de um intercâmbio profissional em Porto.

"O próprio intercâmbio profissional entre o Supera Parque e o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a Uptec, é fruto do evento BIN@ que aconteceu no Brasil em 2019. O networking proporcionado pelo evento fez com que as equipes dos dois parques discutissem formas de promover oportunidades de softlanding para startups e colaborar ativamente em projetos comuns", explica Arruda.


BIN@


Lançada em 2010, a rede internacional Business & Innovation Network (BIN@) é uma rede internacional que oferece um fórum sustentável para compartilhar as melhores práticas e oportunidades em inovação, além de criar oportunidades de cooperação. O evento reúne indústria, academia, investidores, incubadoras, empresas, agências econômicas e de desenvolvimento. Foi fundada por 3 universidades: Porto, Sheffield e São Paulo. Conta atualmente com cerca de 4 mil delegados em todo o mundo, e já realizou 13 eventos internacionais. Conheça mais a iniciativa: http://www.businessandinnovation.net

bottom of page